Postagens

Mostrando postagens de Abril 12, 2009

Campos Belos: mais atenção ao morro da Cruz

Muito Pertinente o comentário de Adelino Machado, da Universidade de Goiás (UEG)- Campus de Campos Belos, sobre uma das mais tradicionais rotinas religiosas da cidade, a subida ao Morro da Cruz.

"Sexta-Feira Santa foi um dia especial em Campos Belos. Subimos o Morro da Cruz, dando continuidade a uma tradição do povo católico e da comunidade em geral. De lá se tem a sensação completa da pura beleza e crescimento desta ex-pequena plaga. Mas o Morro da Cruz necessita de uma atenção especial das autoridades, no sentido de preservar sua trilha e apoiar tão interessante tradição, colocando uma equipe médica a disposição de todos, principalmente dos velhinhos que cumprem promessas".

É verdade. Está na hora do Poder Público - leia-se Prefeitura Municipal - ser mais atencioso com os pelegrinos da Sexta-Feira Santa, propiciando acesso mais adequado ao local (vejam as fotos abaixo), limpeza e principalemnte serviço de saúde aos mais idosos, que são muitos.

É isso aí Adelino, bem lembrado…

Ìrohìn, um jornal a serviço do movimento negro

Imagem
Recentemente recebi, do meu amigo e arquivologista Domingos Costa, um exemplar do Jornal Alternativo Ìrohìn, editado e publicado pelo movimento negro.

A edição traz várias matérias interessantes sobre as atividades do movimento negro no Brasil e ações de várias pessoas país afora.

Mas o mais interessante é ver como é importante os movimentos organizados, principalmente em defesa das minorias.

É através de publicações como esta que pudemos observar o quanto as pessoas pertencentes às minorias são discriminadas e alijadas de posições sociais relevantes, do acesso a boas escolas, de bons empregos, em fim, das principais funções e decisões da sociedade.

Basta ler algumas páginas do Ìrohìn para se observar o tamanho do fosso que separa brancos e negros no Brasil.

Só para exemplificar, na página 22 está publicada uma entrevista com a primeira Ouvidora Geral na história da Defensoria Pública na Bahia.

Como é possível, que somente agora em 2008/2009, em pleno século X…

O lado negro está vencendo

Imagem
A PF determinou, hoje (14 Abril), o afastamento do Delegado Protógenes Queiroz das suas funções, até o final do processo disciplinar instaurado contra ele no último dia 3 abril por ter participado de um comício político, em Minas Gerais, no qual teria feito um discurso em nome da instituição.

Depois de tanta investigação, dados levantados, escutas realizadas, indícios e provas coletadas, o que vemos? O investigado deixou de ser questionado e o investigador passou a ser severamente monitorado. E o Dantas? ninguém fala no homem!

O lado negro está vencendo.

Mesmo absolutamente contra a opinião pública brasileira.

Será que a sociedade brasileira não vai reagir!?