terça-feira, 28 de abril de 2009

O juiz Decildo Ferreira Lopes, de Campos Belos, mandou, recentemente, a prefeitura de Campos Belos que providenciasse um abrigo para crianças em situação de risco na cidade, sob pena de multa diária de R$ 2 mil.

A intenção do juiz é corretíssima. Cumpre a Constituição Federal, o Código da Criança e do Adolescentes (ECA) e mais que isso, socorre e abriga crianças indefesas, boa parte delas em situação de penúria por irresponsabilidade dos pais.

Já que o Magistrado demonstra preocupação com a futura geração, que tal acatar a nossa sugestão.

Quatro anos após ser introduzido pela primeira vez em uma cidade no Estado de São Paulo, o toque de recolher para menores de 18 anos é apontado pelas autoridades como responsável pela redução de 80% dos atos infracionais e de 82% das reclamações do Conselho Tutelar, no município de Fernandópolis.


A medida, que proíbe a permanência de menores nas ruas após as 23 horas, foi imposta em maio de 2005 pelo juiz da Infância e da Juventude de Fernandópolis, Evandro Pelarin, para reduzir a delinquência juvenil e evitar que os menores ficassem até tarde nas ruas consumindo bebidas alcoólicas e entorpecentes.

É evidente que os jovens detestam a medida e, por outro lado, os pais aplaudem de pé.

Mas mais do que agradar ou desagradar, a medida é eficiente.

Em Campos Belos é absurdamente grande o número de adolescentes, e às vezes crianças, participando das altas badalações da cidade e frequentando bares, botecos, danceterias, praças.

Os pais pouco podem fazer e eles, os adolescentes, pensam que já são adultos e donos da própria sorte.

O resultado de tudo isso é conhecido de todos: evasão escolar, pouco interesse pelos estudos, gravidez precoce, alcoolismo, usos de drogas e, muitas das vezes, o cometimento de crimes.

Em situações como esta, os pais se tornam impotentes diante do perigo e pouco podem fazer. É nessa hora que surge a mão pesada do Estado para evitar um mal maior.

Então Doutor, que tal copiar seus colegas do interior de São Paulo e ajudar muitas das famílias de Campos Belos?!

Um comentário:

  1. Brilhante a idéia de se ter o toque de recolher aos menores, pois, desta forma poderemos estar evitando a exposição dos jovens a várias adversidades como drogas, prostituição, violência entre outras adversidades que possa estar interferindo na sua formação como cidadão. Parabéns!!

    ResponderExcluir

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.