Postagens

Mostrando postagens de Novembro 11, 2007

Festa no chafariz, show de belas fotos e um país a beira do caos ambiental

Imagem
O Haiti é um país a beira de um colapso ambiental e o que é pior, com um déficit gigantesco de água potável. Por ser uma ilha montanhosa, a oferta da água já era escassa.

Nos últimos 50 anos, com a ininterrupta ocorrências de crises políticas e sociais, a falta de investimento em coisas básicas, como saneamento e energia, e o crescimento em progressão geométrica da população, a questão da água de beber virou um problema gravíssimo.

O desmatamento generalizado, principalmente para cozinhar, o assoreamento dos leitos dos poucos rios e contaminação dos lençóis freáticos, pela lama podre dos esgotos e pela salinização, criaram uma terra sem água.

As cidades, inclusive a capital, não têm água encanada. A população, já abatida pela pobreza, gasta boa parte do tempo ( e levanta de madrugada!!) para uma guerra, sem trégua, atrás do líquido. Baldes, latões e as filas, semelhantes a formigas-de-correição, integram a imagem social, como se fosse o vai-vem de trabalhadores comuns de uma cidade operá…

As crianças, todas elas, são obrigadas a dar o quinhão no carregamento de água

Imagem

A mesma água para o banho e higiene bucal

Imagem

Saquinho de água valioso na quente Porto Príncipe

Imagem
Imagem